Práticas Orçamentárias nas Cooperativas Agropecuárias da Região Sul do Brasil: um estudo empírico
Resumo
O orçamento é um artefato para administração empresarial para o qual pesquisas aplicadas à organizações cooperativas ainda é insipiente. Neste sentido, objetivou-se caracterizar as práticas utilizadas pelas cooperativas agropecuárias a partir de uma amostra dessas organizações com sede na região sul do pais. Assim, o orçamento configurou-se no objeto de estudo que orientou a questão de pesquisa do trabalho: Quais são as práticas orçamentárias utilizadas pelas cooperativas agropecuárias da região sul do Brasil? Metodologicamente, trata-se de um estudo formal, ex post facto, com procedimentos de interrogação/comunicação por meio de questionário. Adicionalmente, trata-se de um estudo, transversal e em condições de campo. Com relação ao objetivo do estudo, é uma pesquisa descritiva, pois busca descrever e analisar as práticas de orçamento das cooperativas agropecuárias da região sul do Brasil. A amostra foi composta de 70 cooperativas da região Sul, as quais o teste chi-square indicou adequada representatividade da população na coleta de dados (α = 0,993). As principais conclusões deste estudo são que o orçamento é uma prática formal em 90% das cooperativas e que a estrutura, os processos e as características dessas práticas orçamentárias coadunam com a literatura de orçamento empresarial.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.