Implementação de um sistema de informação para a gestão da qualidade: caso de estudo de uma IPSS portuguesa
Resumo
Nos últimos anos a Comunidade Europeia tem vindo a impor aos seus países membros um aumento da qualidade dos serviços a prestar a crianças e idosos. A Segurança Social portuguesa, entidade que tutela as actividades das Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS), adaptou estas exigências e publicou os intitulados “manuais de qualidade” que se encontram, actualmente, a serem postos em prática. Muitas das IPSS portuguesas tiveram origem espontânea a partir da vontade de entre-ajuda das populações, dando origem a Direcções voluntárias, não especializadas, pelo que o esforço para implementar esses manuais é significativo. A gestão da qualidade tem como objectivos principais melhorar o funcionamento da instituição, reduzir custos e melhorar os serviços prestados à comunidade. Tal torna necessário o levantamento exaustivo das actividades realizadas, o registo cronológico da sua progressão, e o processamento da informação recolhida de forma a identificar desvios e a avaliar a qualidade da instituição. A compreensão destes aspectos é fundamental para a identificação dos requisitos que um sistema de informação vocacionado para esta área deverá satisfazer. Neste artigo é discutido o caso de estudo de implementação de um sistema de informação para a gestão da qualidade numa IPSS portuguesa, sendo apresentado o conjunto de requisitos identificados para o sistema e o processo de modelação e de implementação seguido.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.