Implementação de um sistema de informação para a gestão da qualidade: caso de estudo de uma IPSS portuguesa

Autores

  • Rodrigo Henriques UTAD
  • António Cunha UTAD
  • João Varajão UTAD
  • Liliana Correia AANSC

Resumo

Nos últimos anos a Comunidade Europeia tem vindo a impor aos seus países membros um aumento da qualidade dos serviços a prestar a crianças e idosos. A Segurança Social portuguesa, entidade que tutela as actividades das Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS), adaptou estas exigências e publicou os intitulados “manuais de qualidade” que se encontram, actualmente, a serem postos em prática. Muitas das IPSS portuguesas tiveram origem espontânea a partir da vontade de entre-ajuda das populações, dando origem a Direcções voluntárias, não especializadas, pelo que o esforço para implementar esses manuais é significativo. A gestão da qualidade tem como objectivos principais melhorar o funcionamento da instituição, reduzir custos e melhorar os serviços prestados à comunidade. Tal torna necessário o levantamento exaustivo das actividades realizadas, o registo cronológico da sua progressão, e o processamento da informação recolhida de forma a identificar desvios e a avaliar a qualidade da instituição. A compreensão destes aspectos é fundamental para a identificação dos requisitos que um sistema de informação vocacionado para esta área deverá satisfazer. Neste artigo é discutido o caso de estudo de implementação de um sistema de informação para a gestão da qualidade numa IPSS portuguesa, sendo apresentado o conjunto de requisitos identificados para o sistema e o processo de modelação e de implementação seguido.

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Publicado

16-07-2019

Como Citar

HENRIQUES, R.; CUNHA, A.; VARAJÃO, J.; CORREIA, L. Implementação de um sistema de informação para a gestão da qualidade: caso de estudo de uma IPSS portuguesa. Revista ADMPG, [S. l.], v. 2, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13915. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos