RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DE VIDA PERCEBIDA E A QUALIDADE DE VIDA AVALIADA PELO WHOQOL-100 NOS COLABORADORES DA UTFPR CAMPUS PONTA GROSSA
Resumo
Este estudo tem como objetivo encontrar e analisar os domínios do questionário WHOQOL - 100 que causam mais influência na qualidade de vida (QV) do ponto de vista dos servidores do corpo docente e do setor administrativo da UTFPR –PG (Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus de Ponta Grossa). É caracterizado por ser uma pesquisa empírica quantitativa, e para a coleta das amostras foi utilizado o questionário WHOQOL – 100, proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Após o recolhimento dos dados foi realizada, com o auxílio do software minitab uma análise de correlação entre as respostas de domínio psicológico com a qualidade de vida geral do ponto de vista do entrevistado para encontrar a influência entre as mesmas. As correlações foram consideradas significativas com p < 0,05. A partir da análise dos dados conclui-se que existe correlação significativa entre os domínio psicológico e a QV do ponto de vista do entrevistado. Já o domínio aspectos espirituais/ crenças religiosas obteve a menor correlação com r = 0,25.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.