Suinocultores da agricultura familiar do município de Marechal Cândido Rondon (PR)
Resumo
O desenvolvimento mundial, notadamente do agronegócio, possibilitou o alcance de elevados indicadores de produtividade que viabilizaram a oferta de bens e serviços e intensificaram o consumo de alimentos e de produtos industrializados. A economia mundial ainda tem sua matriz energética concentrada em fontes não renováveis, principalmente petróleo e derivados, e o crescimento da população mundial tem aumentado o consumo dessas fontes e comprometido o meio ambiente. A busca por novas fontes de energias renováveis passou a ter grandes investimentos em diversos países em função do crescente aumento dos custos das fontes não renováveis. Investimentos têm sido realizados em pesquisas que visam desenvolver novas tecnologias que possam fornecer novas fontes energéticas renováveis. O Brasil tem realizado pesquisas e desenvolvido tecnologias em agroenergia, com descobertas de diferentes fontes de energias renováveis, o que tem contribuído para a substituição parcial da matriz energética nacional. O governo tem implantado, via políticas públicas, programas de difusão de tecnologias voltadas à produção de fontes renováveis de energia e apropriadas à agricultura familiar. A pesquisa visa estudar a suinocultura da agricultura familiar no Paraná e apresentar aspectos gerais de um projeto de produção de agroenergia em estabelecimentos de produtores familiares do município de Marechal Cândido Rondon (PR). Soluções inovadoras têm sido apresentadas com o objetivo de ter uma gestão mais eficiente na produção de suínos, com perspectivas de maior geração de renda, emprego, amenizar o impacto ambiental da suinocultura e avançar no desenvolvimento sustentável do município.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.