Relações Estruturais, Conhecimento e Aprendizagem Organizacional: Implicações para os Novos Formatos Organizacionais

Autores

  • José de Arimatéia Dias Valadão UFPE

Resumo

O presente trabalho procura responder que relações teóricas podem ser estabelecidas entre conceitos formais da estrutura organizacional com as crescentes demandas abrigadas principalmente pela presença do conhecimento e da aprendizagem dentro das organizações; além disso, discutir a evolução dos estudos em estrutura organizacional, mostrando as mudanças de compreensões ocorridas, a notoriedade que a agência ganhou dentro dos limites organizacionais e o quanto o conhecimento e a aprendizagem estão presentes nos aspectos estruturais e na configuração das organizações contemporâneas. A partir dos formatos estruturais básicos que, teoricamente, foram discutidos, percebem-se quatro configurações que têm se destacado na busca das organizações pelo atendimento de seus objetivos e ou das suas concepções teóricas: as organizações do conhecimento; as organizações situadas; as organizações burocráticas modernas, e as organizações inovadoras. Foi possível notar como o conhecimento e a aprendizagem podem abrigar relações fundamentais com os aspectos formais e estruturais da organização, seja ela mais estruturada ou estruturante, conforme o caso.

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Publicado

17-07-2019

Como Citar

VALADÃO, J. de A. D. Relações Estruturais, Conhecimento e Aprendizagem Organizacional: Implicações para os Novos Formatos Organizacionais. Revista ADMPG, [S. l.], v. 4, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13967. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos