Proposta de práticas em gestão de pessoas segundo o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) para o setor moveleiro da região central do RS

Autores

  • Cláudia de Freitas Michelin UFSM
  • Alberto Souza Schmidt UFSM

Resumo

O sucesso das organizações depende cada vez mais das oportunidades de aprendizado das pessoas que as integram e de um ambiente favorável ao desenvolvimento de suas potencialidades. Valorizar pessoas significa assegurar seu desenvolvimento, bem-estar e satisfação, criando práticas mais flexíveis e produtivas para atrair e reter talentos. O trabalho, de natureza exploratória e descritiva recorre às práticas de gestão de pessoas de acordo com os Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade dentro de uma rede de marcenarias da região central do Estado do Rio Grande do Sul. A rede denominada REDEMOV, constituída por vinte e quatro empresas de micro e pequeno porte que produzem móveis e esquadrias sob medida foi a escolhida para a realização do estudo de caso. Através de dados predominantemente qualitativos obtidos por intermédio de entrevista gravada semi-estruturada realizada com os gestores responsáveis pelas empresas, a pesquisa objetivou propor práticas em gestão de pessoas que atendam aos requisitos do Critério Pessoas do Modelo de Excelência da Gestão, nível compromisso com a excelência, a fim de proporcionar melhorias relativas aos processos referentes a sistemas de trabalho, capacitação e desenvolvimento e qualidade de vida. Um resgate abrangente na história da qualidade, nos fundamentos da FNQ, no MEG, na interpretação e contextualização do Critério Pessoas se fez necessário para sustentar teoricamente a pesquisa, que se apoiou também na busca de práticas gerenciais de empresas premiadas pela FNQ e de achados de trabalhos na área. Com os dados obtidos constatou-se que as práticas de gestão de pessoas das empresas estudadas se dão de forma não-sistematizada e fragmentada, estando incompatível ou nula em relação a alguns requisitos do Critério Pessoas. A gestão da força de trabalho nas empresas da rede se encontra num estágio inicial de desenvolvimento, não atendendo plenamente aos marcadores da avaliação do MEG da FNQ no nível compromisso com a excelência. A proposta de práticas em gestão de pessoas resultante desse estudo sugere a adoção de ações visando agregar vantagens competitivas para as empresas e os resultados aqui apresentados surgem para que as organizações da rede e outras que possam aproveitar os achados desse estudo repensem sobre a importância das pessoas no processo como um todo, desde a descoberta de talentos até a contribuição desses para resultados mais efetivos.

Downloads

Publicado

17-07-2019

Como Citar

MICHELIN, C. de F.; SCHMIDT, A. S. Proposta de práticas em gestão de pessoas segundo o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) para o setor moveleiro da região central do RS. Revista ADMPG, [S. l.], v. 4, n. 2, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/13971. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)