Informações dos Relatórios de Sustentabilidade de Empresas Brasileiras: enfoque na Contabilidade da Gestão Ambiental
Resumo
Este artigo demonstra que os relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras contemplam informações que podem apoiar a Contabilidade da Gestão Ambiental (CGA). O objetivo geral do trabalho é identifi car nos relatórios de sustentabilidade, divulgados por empresas brasileiras, elaborados a partir do modelo G3 da Global Reporting Initiative (GRI), informações pertinentes a CGA, cuja abordagem compreenda aspectos físicos e monetários, de acordo com a estrutura abrangente propostapor Schaltegger, Hahn e Burritt (2000). O objeto de estudo da pesquisa são os relatórios de sustentabilidade elaborados com base no modelo da GRI, por se tratar de um formato disseminado internacionalmente e apresentar crescente adesão entre as empresas brasileiras. Na abordagem do problema aderiu-se ao método qualitativo, à análise de conteúdo e ao método quantitativo, pelo uso da estatística descritiva. A pesquisa recaiu sobre 56 empresas, distribuídas em 21 setores de atuação, que apresentaram ao todo 475 informações ambientais, sendo 18,74% monetárias e 81,26% físicas, distribuídas em nove categorias. Após análise, pode-se verifi car que as informações ambientais apresentadas pelas empresas brasileiras, nos relatórios de sustentabilidade GRI, permitem o uso da estrutura abrangente da CGA. Foi possível complementar o estudo ao constatar que as empresas certifi cadas pela ISO 14001 apresentaram maior número de informações físicas e monetárias do que as empresas não certifi cadas, caracterizando grande possibilidade para o uso da estrutura abrangente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.