Informações dos Relatórios de Sustentabilidade de Empresas Brasileiras: enfoque na Contabilidade da Gestão Ambiental

Autores

  • Fabiane Z. Tribess Ono UFPR
  • Laurindo Panucci Filho UEMS

Resumo

Este artigo demonstra que os relatórios de sustentabilidade de empresas brasileiras contemplam informações que podem apoiar a Contabilidade da Gestão Ambiental (CGA). O objetivo geral do trabalho é identifi car nos relatórios de sustentabilidade, divulgados por empresas brasileiras, elaborados a partir do modelo G3 da Global Reporting Initiative (GRI), informações pertinentes a CGA, cuja abordagem compreenda aspectos físicos e monetários, de acordo com a estrutura abrangente proposta
por Schaltegger, Hahn e Burritt (2000). O objeto de estudo da pesquisa são os relatórios de sustentabilidade elaborados com base no modelo da GRI, por se tratar de um formato disseminado internacionalmente e apresentar crescente adesão entre as empresas brasileiras. Na abordagem do problema aderiu-se ao método qualitativo, à análise de conteúdo e ao método quantitativo, pelo uso da estatística descritiva. A pesquisa recaiu sobre 56 empresas, distribuídas em 21 setores de atuação, que apresentaram ao todo 475 informações ambientais, sendo 18,74% monetárias e 81,26% físicas, distribuídas em nove categorias. Após análise, pode-se verifi car que as informações ambientais apresentadas pelas empresas brasileiras, nos relatórios de sustentabilidade GRI, permitem o uso da estrutura abrangente da CGA. Foi possível complementar o estudo ao constatar que as empresas certifi cadas pela ISO 14001 apresentaram maior número de informações físicas e monetárias do que as empresas não certifi cadas, caracterizando grande possibilidade para o uso da estrutura abrangente.

Downloads

Publicado

18-07-2013

Como Citar

ONO, F. Z. T.; PANUCCI FILHO, L. Informações dos Relatórios de Sustentabilidade de Empresas Brasileiras: enfoque na Contabilidade da Gestão Ambiental. Revista ADMPG, [S. l.], v. 6, n. 1, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14017. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)