Avaliação da sustentabilidade organizacional por meio das dimensões econômica, social e ambiental: um estudo de caso em uma empresa de energia elétrica na região Sul do Brasil
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a sustentabilidade por meio das dimensões econômicas, sociais e ambientais, em uma empresa de energia elétrica na região Sul do Brasil. Com base nas percepções dos funcionários da empresa foi possível analisar as estratégias organizacionais aplicadas nos processos de sustentabilidade. A utilização da escala likert possibilitou mensurar as variáveis de sustentabilidade corporativa por meio das dimensões, que consente a conversão de variáveis qualitativas em quantitativas. Este trabalho, de natureza aplicada, trata-se de uma pesquisa exploratória, apresentada em formade um estudo de caso e com uma abordagem quali-quantitativa. Os resultados obtidos possibilitaram identificar as estratégias implantadas pela organização sobre os critérios das dimensões econômica, social e ambiental, que é de grande importância para as partes interessadas (Stakeholders), e permitindo a verificação dos pontos fortes e fracos nas três dimensões da sustentabilidade da empresa pesquisada. Percebe-se que a empresa vem agindo não somente por meio das leis, mas também através de uma cultura responsável por ações dentro da comunidade e com o meio-ambiente. Os valores destinados ao corpo funcional,
remuneração e benefícios vêm crescendo no decorrer do período, como também os investimentos externos e socioambientais possuem um crescimento contínuo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.