Aspectos direcionadores da competitividade da cadeia produtiva de carne ovina no Rio Grande do Sul

Autores

  • Andreas Dittmar Weise UFSM
  • Isabela Barchet UNIOESTE
  • Julio C. M. Siluk UFSM
  • Patrícia Schrippe UFSM

Resumo

O estudo teve como objetivo identifi car os determinantes da competitividade da cadeia produtiva de carne ovina do Rio Grande do Sul, com foco nos segmentos produção e processamento. Para avaliar o desempenho dos determinantes da competitividade, adotam-se como direcionadores o ambiente institucional, a estrutura de mercado e a estrutura de governança/coordenação. Cada direcionador foi então dividido em indicadores, que, por sua vez, foram classifi cados quanto ao seu grau de controle. A análise do desempenho competitivo da cadeia produtiva formalizou-se com uma pesquisa de campo com os principais
agentes de ambos os segmentos. O estudo revelou que o direcionador de competitividade estrutura de mercado é muito favorável para o segmento processamento. No segmento produção, a estrutura de mercado caracteriza-se como um direcionador desfavorável, porém permitindo concluir que o principal determinante do desempenho competitivo são as estruturas de governança e coordenação.

Downloads

Publicado

15-12-2013

Como Citar

WEISE, A. D.; BARCHET, I.; SILUK, J. C. M.; SCHRIPPE, P. Aspectos direcionadores da competitividade da cadeia produtiva de carne ovina no Rio Grande do Sul. Revista ADMPG, [S. l.], v. 6, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14027. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos