Indicadores tradicionais de liquidez e de rentabilidade: um estudo comparativo da média setorial das empresas brasileiras nos anos 2000 a 2010
Resumo
O objetivo deste estudo é investigar a existência de diferenças nas médias dos indicadores de liquidez e rentabilidade das empresas brasileiras, de acordo com o setor de atuação das mesmas. Foram considerados os indicadores econômico-financeiros tradiconais de Liquidez (LC-Liquidez Corrente e LS- Liquidez Seca) e Rentabilidade (ROE-Retorno sobre o Capital Próprio e ROAOp-Retorno sobre o Ativo-Operacional). A amostra é composta por 224 empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA, distribuídas em 19 setores da economia. Os dados foram obtidos da base Economática no período de 2000 a 2010. Para análise optou-se pela técnica estatística ANOVA e teste de médias de Tukey, avaliando de forma quantitativa cada indicador e setor e as respectivas diferenças de médias. Os testes estatísticos apontaram que existem diferenças de médias entre as variáveis econômico-fi nanceiras para quase todos os setores. A partir do nível de signifi cância de 5%, há evidências para rejeitar a hipótese nula e, assim, afi rmar que, em pelo menos um dos setores, a média é distinta dos demais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.