Indicadores tradicionais de liquidez e de rentabilidade: um estudo comparativo da média setorial das empresas brasileiras nos anos 2000 a 2010

Autores

  • Ezequiel Rosa da Luz UNIVALI

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar a existência de diferenças nas médias dos indicadores de liquidez e rentabilidade das empresas brasileiras, de acordo com o setor de atuação das mesmas. Foram considerados os indicadores econômico-financeiros tradiconais de Liquidez (LC-Liquidez Corrente e LS- Liquidez Seca) e Rentabilidade (ROE-Retorno sobre o Capital Próprio e ROAOp-Retorno sobre o Ativo-Operacional). A amostra é composta por 224 empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA, distribuídas em 19 setores da economia. Os dados foram obtidos da base Economática no período de 2000 a 2010. Para análise optou-se pela técnica estatística ANOVA e teste de médias de Tukey, avaliando de forma quantitativa cada indicador e setor e as respectivas diferenças de médias. Os testes estatísticos apontaram que existem diferenças de médias entre as variáveis econômico-fi nanceiras para quase todos os setores. A partir do nível de signifi cância de 5%, há evidências para rejeitar a hipótese nula e, assim, afi rmar que, em pelo menos um dos setores, a média é distinta dos demais.

Downloads

Publicado

15-12-2013

Como Citar

LUZ, E. R. da. Indicadores tradicionais de liquidez e de rentabilidade: um estudo comparativo da média setorial das empresas brasileiras nos anos 2000 a 2010. Revista ADMPG, [S. l.], v. 6, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/14032. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos