Análise da lucratividade do café com adoção da política de preço mínimo no processo de conversão para o orgânico: estudo de caso com uso da programação linear
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo verifi car a lucratividade da produção de café no Sítio Terra Verde em Espírito Santo do Pinhal no estado de São Paulo para o processo de conversão da técnica convencional para a orgânica com adoção da política de preço mínimo cotado a R$ 307,00 por saca. Utilizou-se a metodologia de programação linear para maximizar o lucro da produção do café em conversão. O plano de conversão foi de oito anos, respeitando a bienalidade do cafeeiro, passando por três fases demanejo: substituição de insumos, conversão e produção orgânica. Foram incluídos fatores a cada variável do modelo sobre o planejamento de conversão. Foram comparadas as variáveis renda, custo e lucro em relação aos sistemas convencional e em conversão simulados. Os resultados mostraram que a adoção da técnica orgânica proporcionou ao cafeicultor lucros superiores aos do sistema convencional no fi nal do período de conversão, quando ocorre aumento de 30% sobre o preço da saca. Conclui-se que o preço mínimo do café arábica tornou a produção para ambos os sistemas inviável economicamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.