Empreendedorismo sustentável versus agricultura alternativa: o caso da Korin Agricultura Natural
Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar a grande lição empreendedora dos desafios da empresa paulista Korin Agricultura Natural, na escolha de uma agricultura alternativa e natural, como um diferencial competitivo, voltado à sustentabilidade e à preservação da Natureza. O referencial teórico baseou-se em alguns autores, como: sobre ‘Empreendedorismo’, citam-se Cantillon (2002); Drucker (2003; 2012); Sentanin e Barboza (2005); Schmidt e Bohnenberger (2009); sobre ‘Desenvolvimento Sustentável’, citam-se Camargo (2003); Claro et al. (2008); Ribemboim (1997; 2001; 2005); sobre ‘Empreendedorismo Sustentável’, citam-se Brunelli (2012); Dalmoro (2009); e Desgado et al. (2008); sobre ‘Agricultura Alternativa’, citam-se Beus e Dunlap (1988); e Ormond et al. (2002). A pesquisa é um estudo de caso que investiga a relação entre o tipo de produção e o modo de seleção de uma agricultura alternativa dentre outras mais produtivas ou rentáveis. A metodologia envolveu os seguintes métodos e materiais: uma análise qualitativa, com pesquisa bibliográfica, a partir de uma revisão das literaturas necessárias à unificação das ideias, além das consultas em livros, artigos de periódicos e revistas científicas, como também uma busca na website da empresa investigada. Os resultados obtidos permitiram vislumbrar que, ao escolher uma filosofia empresarial inovadora, a empresa ousou com a intenção de se firmar no mercado de alimentos e insumos orgânicos, buscando uma agricultura alternativa como padrão de produção, àquelas tradicionais danosas ao meio ambiente; permitiu confiabilidade aos seus produtos e confirmou o seu papel em ser uma organização que pratica a agricultura natural, sustentável e avante ao seu tempo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.