Democracia, internet e corrupção: análise de elementos conceituais à luz do debate contemporâneo da gestão pública brasileira
Resumo
Em um momento de nossa pós-modernidade, em que a sociedade brasileira revalida votos ao seu regime democrático por meio do voto direto para vários cargos, inclusive para a Presidência da República no ano de 2014, escândalos e investigações acerca de esquemas de corrupção na gestão pública tornam a direcionar alguns trabalhos científicos à exploração bibliográfica dos conceitos que sustentam o referido debate. Importante salientar que o modelo brasileiro, com sua história de gestão pública, apontava para o revigoramento democrático crescente a partir do processo de reabertura da democracia (década de 1980), da nova Constituição Federal (1988), da Lei de Responsabilidade Fiscal e do fenômeno da internet ao qual foram atribuídas expectativas de trazer maior constrangimento ao gestor público, por meio do fortalecimento do controle social sobre o estado. Este artigo científico é parte da produção resultante da pesquisa da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Tupã/SP, intitulada “Análise do nível de transparência na gestão pública municipal brasileira a partir das teorias da democracia e da comunicação”. O problema pesquisado se delineia em “quais conceitos fundamentam o debate acerca de corrupção na gestão pública?”, e, para tanto, a pesquisa do tipo exploratória foi a que melhor se relaciona na busca de suas respostas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.