Análise do nível de serviço e custo de estoques MRO de uma mineradora
Resumo
De acordo com o Banco Mundial, em 2014, o Brasil caiu 20 postos no ranking logístico em um total de 160 países avaliados. A situação desfavorável evidencia a necessidade de estratégias que permitam às empresas manterem-se competitivas. Nas mineradoras, o investimento em logística destina atenção especial à gestão de estoques, como dos materiais de Manutenção Reparo e Operação (MRO), que influenciam diretamente na disponibilidade dos recursos de produção e são comumente geridos através de softwares Resource Planning (MRP), automaticamente. Com o objetivo de determinar a eficácia desse processo, realizou-se um estudo de caso em uma destas empresas, aplicando-se uma pesquisa de propósito explicativo e natureza aplicada, na abordagem de um modelo quali-quantitativo de análise do custo e nível de serviço do estoque MRO. Os resultados demonstraram que, com o MRP, reduzem-se os esforços na avaliação diária do cenário de reposição, contudo, nem sempre obtém-se a melhor alternativa econômica para a organização.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.