Engajamento e Bem-estar no trabalho: uma análise de consultores de TI que atuam com Body Shop e Projeto
Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar e caracterizar o Engajamento e o Bem-estar no trabalho de prestadores de serviços que atuam nas modalidades Body Shop e Gerenciamento de Projeto, na área de Tecnologia da Informação (TI). A pesquisa de caráter exploratório-descritiva, de cunho quantitativa, foi realizada por meio de um instrumento de pesquisa composto por duas escalas já validadas no Brasil. Os dados foram coletados com 52 consultores da cidade de São Paulo, por meio de questionário estruturado, eletrônico, autoaplicável. Os principais resultados demonstram que o nível de engajamento para as duas modalidades de prestação de serviços foi homogêneo. Na verificação de igualdade das variáveis de Bem-estar, algumas apresentaram resultados diferentes para os dois grupos, com uma manifestação mais positiva para os prestadores de serviços que trabalham com Projetos. Uma possibilidade de análise está ligada ao conceito de Projetos que se apresentam como mais consistentes em sua concepção. O estudo permite caminhos para novas investigações encontrando relações entre o perfil dos respondentes com o Engajamento e o Bem-estar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.