Nível de Evidenciação Orçamentária e Contábil nos Portais de Transparência das Unidades Federativas Brasileiras
Resumo
O objetivo deste estudo consiste em descrever, de maneira comparativa, o nível de evidenciação orçamentária e contábil dos portais de transparência das unidades da federação por região - norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul - à luz das determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar no 131/2009 e Lei de Acesso à Informação. No que se refere à metodologia, caracteriza-se como um estudo qualitativo e documental em que foi empregado um modelo próprio de investigação construindo a partir de modelos já utilizados em pesquisas anteriores. A coleta de dados foi realizada em dois momentos, 2014 e 2018, dando-se possibilidade a análise comparativa. As 27 unidades federativas brasileiras corresponderam, inicialmente, ao objeto de estudo, no entanto, somente 25 entes foram analisados devido à impossibilidade em localizar os portais de transparência dos estados do Mato Grosso, 2014, e do Tocantins, 2018. Os resultados obtidos apontam que o estado do Rio Grande do Norte, da região nordeste, obteve o melhor nível de progresso; seguido por Roraima da região norte; Mato Grosso do Sul no centro-oeste; São Paulo para a região sudeste; e o Paraná na região sul. Constatou-se, ainda, que os avanços são diferentes quando a análise é procedida considerando cada uma das três legislações supracitadas, sendo que a Lei de Acesso a Informação obteve avanços mais significativos, e a Lei Complementar nº 131/2009 demonstrou maiores retrocessos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.