A EXPLORAÇÃO ECONÔMICA, OS RECURSOS GEOECOLÓGICOS E SUAS RELAÇÕES COM O ANTROPOCENO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.13.21163.003Resumo
Nesse trabalho a exploração econômica da natureza pela transformação e uso de recursos geoecológicos como bens e serviços de consumo, materializada pela noção de desenvolvimento econômico é a base da reflexão em torno do Antropoceno, onde fauna, flora, solos e rochas, são convertidos em insumos, catalogados, precificados e comercializados. Assim, o artigo objetiva refletir sobre a exploração econômica de recursos geoecológicos pela lógica do desenvolvimento econômico e sua relação com a aceleração do Antropoceno. Toma por referência autores como Rist (2002) e Bellingieri (2017), fundamentos sobre recursos geoecológicos em Alves (2007) e Gorayeb (2014) e o Antropoceno em trabalhos como os de Steffen et. al. (2011; 2016) e Haraway (2016). Constitui-se pesquisa de campo e documental, realizada entre junho e julho de 2021, tendo como unidade de análise três geossítios do Geopark Araripe na região Cariri do Ceará. A pesquisa indicou interferência antrópica nos geossítios, com consequências ambientais e geológicas. A contribuição deste estudo reside na relação da noção de desenvolvimento com o uso e transformação de recursos geoecológicos enquanto conceito e objeto das ciências exatas, em torno da discussão da aceleração do Antropoceno enquanto fenômeno de interesse de todas as ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ednael Macedo Felix
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.