COMPREENDENDO O LOCAVORISMO A PARTIR DA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO DECOMPOSTO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.14.22111.001Resumo
O objetivo deste artigo foi compreender a intenção comportamental e o comportamento dos consumidores em relação ao Locavorismo a partir da Teoria do Comportamento Planejado Decomposto (TCPD). A pesquisa se caracteriza como quantitativa descritiva. A coleta de dados foi por meio da aplicação de questionário online com questões do perfil dos participantes e das escalas referentes aos constructos da TCPD, e se deu por envio do link a grupos de Whatsapp de compra de produtos locais na cidade de Rio Paranaíba-MG e Viçosa-MG, nas redes sociais de feiras de produtores locais de alimento e nas redes sociais dos pesquisadores. A amostra final da pesquisa foi de 288 participantes. Para testar as hipóteses de pesquisa e validar o modelo da TCPD foi utilizada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados encontrados indicam que o Locavorismo sofre influência das Atitudes dos consumidores e, principalmente, do Controle Comportamental Percebido. Dessa forma, quanto mais positiva a atitude das pessoas em relação ao consumo de alimento local e quanto maior a percepção das facilidades de acesso e as habilidades de uso deste tipo de alimento, maior será a intenção de compra e de consumo de alimentos produzidos localmente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Luiza Leonel Borges, Gilberto Venâncio Luiz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.