DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE UMA COOPERATIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM NAVIRAÍ-MS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.14.22229.002Resumo
Os resíduos sólidos são hoje um dos grandes problemas do Brasil e do mundo, sendo as cooperativas de resíduos sólidos um aliado para contribuir com a solução deste problema. Dentro deste escopo, o presente estudo indaga: quais os desafios no processo de implantação de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis? Para tanto, optou-se por estudar uma cooperativa implantada em 2019 no município de Naviraí, Mato Grosso do Sul (MS), com apoio e assessoria técnica do Instituto Recicleiros, uma organização não governamental (ONG) que atua em diversas cidades brasileiras. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi investigar as características do processo de implementação de uma cooperativa localizada no município de Naviraí/MS, bem como os desafios no seu processo de gestão. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva, por meio de observação e entrevista, e utilizando-se de documentos da cooperativa e do poder público municipal. Os resultados indicam que a implementação efetiva e sustentável da organização depende de diversos agentes e fatores. O caso de Naviraí ilustra a importância das ONGs no apoio à gestão destes empreendimentos e dos recursos de empresas parceiras para o estabelecimento de canais de logística reversa sustentáveis. Conclui-se que a implementação efetiva e viável de cooperativas de resíduos depende do auxílio dos diversos agentes, tais como: atuação do Estado, aporte financeiro pelas empresas, parcerias para estabelecimento de canais reversos, formação e qualificação para os integrantes destas cooperativas, e cooperação dos cidadãos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Everson Felipe Alves dos Santos, Sibelly Resch, Jaiane Aparecida Pereira, Fábio da Silva Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.