Mídia social e profissionais do agronegócio no Brasil
O que eles discutem?
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.14.22602.005Resumo
O objetivo foi analisar como os blogs retratam a temática perfil profissional para o agronegócio no Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva utilizando blogs nacionais que abordam os requisitos para o profissional do agronegócio. Foram selecionados 12 blogs por meio de uma busca no Google utilizando as palavras-chave “blog”, “perfil profissional no agronegócio”, “perfil profissional” e “perfil profissional no agronegócio em blog''. Foram identificadas as principais questões abordadas nos blogs em relação aos requisitos do profissional, conhecimento e competências e a gestão de pessoas. Os principais agentes responsáveis pela disseminação dessas informações e as interações presentes entre eles. Os conteúdos foram analisados por meio da codificação indutiva e o software ATLAS.ti para organização e gerenciamento dos dados. Os dados dos blogs revelaram que os profissionais necessitam de características específicas para uma gestão eficiente, muitas vezes adquiridas ao longo de suas trajetórias profissionais. Além do conhecimento técnico, é importante possuírem conhecimentos multidisciplinares, habilidades de negociação, visão estratégica, capacidade analítica, entre outros aspectos. No que diz respeito ao conhecimento e competência, é essencial que os profissionais compreendam a cadeia de valor, sejam adaptáveis, tenham habilidades em questões culturais, relações interpessoais e técnicas, bem como competência em gestão, organização, mecânica e reparação. Constatou-se que os profissionais precisam ser flexíveis diante das mudanças e adquirir conhecimentos de diversas áreas para incorporar as inovações tecnológicas em seu contexto. Sugere-se, que sejam realizados novos estudos sobre o papel das mídias sociais no aprimoramento do perfil desses profissionais.
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