Processo decisório de policiais em ocorrências de violência doméstica: recomendações a partir de um estudo da Naturalistic Decision Making
DOI:
https://doi.org/10.5212/Admpg.v.01.2503.013Resumo
As organizações de segurança pública exercem papel fundamental no combate à violência contra mulheres e meninas, tema atual e relevante para a sociedade brasileira, frente ao recrudescimento dos indicadores associados ao tema. Visando contribuir com o aprimoramento da tomada de decisão por agentes policiais neste cenário, neste artigo busca-se compreender os processos macrocognitivos de policiais durante a intervenção em ocorrências de violência doméstica, utilizando a abordagem Naturalistic Decision Making (NDM). A coleta e tratamento de dados foi realizada por análise cognitiva da tarefa, utilizando o método de decisão crítica. Os resultados indicam semelhanças no processo decisório de policiais militares durante o atendimento de ocorrências emergenciais e pós-traumáticas de violência doméstica, sugerindo a construção de um mapa comum dos processos cognitivos dos policiais em diversos cenários de ocorrências. Como contribuições do estudo pode ser apontada a observação de que múltiplas experiências de formação e de vida são necessárias para policiais que atuam no contexto da violência doméstica, e que práticas organizacionais que promovam a manutenção de base comum de entendimento e de modelos mentais compartilhados favorecem o sucesso no processo decisório no contexto estudado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Bittencourt Riscarolli, Alisson Fernando dos Santos Mokdse, Monica C. Budni, Simone Cristina Ramos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão online do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.