Processo decisório de policiais em ocorrências de violência doméstica: recomendações a partir de um estudo da Naturalistic Decision Making

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Admpg.v.01.2503.013

Resumo

As organizações de segurança pública exercem papel fundamental no combate à violência contra mulheres e meninas, tema atual e relevante para a sociedade brasileira, frente ao recrudescimento dos indicadores associados ao tema. Visando contribuir com o aprimoramento da tomada de decisão por agentes policiais neste cenário, neste artigo busca-se compreender os processos macrocognitivos de policiais durante a intervenção em ocorrências de violência doméstica, utilizando a abordagem Naturalistic Decision Making (NDM). A coleta e tratamento de dados foi realizada por análise cognitiva da tarefa, utilizando o método de decisão crítica. Os resultados indicam semelhanças no processo decisório de policiais militares durante o atendimento de ocorrências emergenciais e pós-traumáticas de violência doméstica, sugerindo a construção de um mapa comum dos processos cognitivos dos policiais em diversos cenários de ocorrências. Como contribuições do estudo pode ser apontada a observação de que múltiplas experiências de formação e de vida são necessárias para policiais que atuam no contexto da violência doméstica, e que práticas organizacionais que promovam a manutenção de base comum de entendimento e de modelos mentais compartilhados favorecem o sucesso no processo decisório no contexto estudado.

Downloads

Downloads

Publicado

25-07-2025

Como Citar

RISCAROLLI, R. B.; FERNANDO DOS SANTOS MOKDSE, A.; C. BUDNI, M.; CRISTINA RAMOS, S. Processo decisório de policiais em ocorrências de violência doméstica: recomendações a partir de um estudo da Naturalistic Decision Making. Revista ADMPG, [S. l.], v. 14, n. 2, 2025. DOI: 10.5212/Admpg.v.01.2503.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/admpg/article/view/23941. Acesso em: 1 set. 2025.