Colégio

Contenido principal del artículo

Álvaro de Araujo Antunes
Thiago Gomes Medeiros
Jane Elisa Otomar Buecke

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Sección
Glossário de termos do mundo Ibérico setecentista
Biografía del autor/a

Álvaro de Araujo Antunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1996), mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Fez estágios de pós-doutoramento na Universidade de Lisboa (2008), Universidade de São Paulo (2009), Universidad de Sevilla (2015), Universidade de Coimbra (2020) e Universidade Federal de Minas Gerais (2023). Nesta instituição atuou como professor substituto entre nos anos de 1999 e 2000. Em 2009 ingressou como professor adjunto na Universidade de Viçosa (UFV). Atualmente é professor associado IV na Universidade Federal de Ouro Preto, lecionando na graduação e no programa de pós-graduação de História. Entre 2016 e 2018, coordenou o Laboratório de Pesquisa Histórica (LPH) e o Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana (AHCMM). Entre 2015 e 2018, foi coordenador do grupo de pesquisa Justiça, Administração e Luta Social (JALS-UFOP), o qual integra. Desde 2012 é pesquisador do Grupo Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEibero-UFMG). Coordena, desde 2017, o convênio firmado entre UFOP e a Universidade Paul-Valéry, Montpellier 3. Entre 2019 e 2023 integrou a Cátedra UNESCO-UFMG Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes. Foi bolsista produtividade do Programa Pesquisador Mineiro (FAPEMIG). Leciona e investiga História do Brasil Colônia, dedicando-se aos seguintes temas e áreas: História da Educação, História dos Livros e das Práticas de Leitura; História da administração; História do Direito e História da Justiça.

Thiago Gomes Medeiros, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Especialista em Gestão Educacional pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (2012). Graduado em Arquivologia (2024) e Licenciado em História (2010) pela Universidade Federal da Paraíba. Professor de História com lotação na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba e na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Conde-PB. Pesquisador e Paleógrafo na Fundação Casa de José Américo. Integrante do projeto universal: Educação e instrução na América portuguesa na perspectiva de histórias compartilhadas e conectadas: dinâmicas internas e conexões (século XVIII e primeiras décadas do século XIX). Membro do Grupo de Pesquisa CEIbero - Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos, Grupo de Pesquisa em História da Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais, e do Grupo de Pesquisa Justiça, Administração e Luta Social - JALS, da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem interesse e desenvolve suas pesquisas junto as seguintes temáticas: História Religiosa, História das Instituições, Seminários, Formação de sacerdotes na América portuguesa, Acervos pessoais e Paleografia.

Jane Elisa Otomar Buecke, Universidade Estadual do Pará

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará (PPGED - UFPA) (2024). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Pará (PPGED - UEPA) (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Pará (2003) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1996). Tem experiência em gestão e docência na Educação Básica. Atua como Técnica Pedagógica na Universidade do Estado do Pará (UEPA) desde 2019. Estuda a História da Educação na Amazônia com ênfase no Período Colonial, assentada no campo da História Cultural. Integrante dos Grupos de Estudo e Pesquisa Pedagogia em Movimento (GEPPEM/UEPA), História da Educação na Amazônia (GHEDA/UEPA) e Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos (CEIbero/UFMG).

Citas

AIXALÁ, Jerome. COLEGIOS. In: O'NEILL, Charles E.; DOMÍNGUEZ, Joaquín M.ª (org.). Diccionario Histórico de la Compañía de Jesús: biográfico-temático. V. 1. Madrid: Ortega Ediciones Gráficas, 2001, p. 682-685.

BITTAR, Marisa; FERREIRA Junior, Amarilio. O ofício de ensinar: dos preceptores aos professores. Série-Estudos-Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, 2002.

BUECKE, Jane Elisa Otomar; ARAUJO, Sônia Maria da Silva. Educação no Estado do Maranhão e Grão-Pará: colégios, letras, civilidade e ofícios no contexto da missão jesuíta. In. SANTOS, Antonio César de Almeida; CARVALHO JUNIOR, Eduardo Teixeira (orgs.) Sociedades, cultura e educação na ilustração luso-brasileira. Porto Alegre, RS: Editora FI, 2022.

BLUTEAU, Rafael. Vocabulario portuguez e latino. Coimbra: no Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712, tomo 2.

FRANCA, Leonel, S. J. O método pedagógico dos jesuítas – O Ratio Studiorum. Campinas, SP: Kírion, 2019.

FRANZEN, Beatriz Vasconcelos. Os Colégios jesuíticos no Brasil: educação e civilização na Colónia (1549-1759). Brotéria Cristianismo e Cultura, Lisboa: Brotéria, 2002.

GUEDES, Ana Isabel Marques. Os colégios dos meninos órfãos, século XVII e XIX: Évora, Porto e Braga. Lisboa: ICS, Imprensa das Ciências Sociais, 2006.

HILDORF, Maria Lúcia Spedo. O aparecimento da escola Moderna. Uma história ilustrada. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LEITÃO, Ana Rita Bernardo. Problemática assistencial, sociocultural e educativa nas Aldeias e Missões do Real Colégio de Olinda (séculos XVII e XVIII): contributos para a História Indígena e do Ensino do Português no Brasil. Tese. Universidade de Lisboa. 2011.

LEITE, Bruno Martins Boto. Fábrica de intelectuais: o ensino de Artes nos Colégios jesuíticos do Brasil, 1572-1759. In: História Unisinos, v. 24, n. 1, p. 21-33, 2020.

MEDEIROS, Thiago Gomes. Homens de saber na Capitania da Paraíba: uma breve trajetória da Companhia de Jesus, da conquista a expulsão. In: SANTOS, Antonio César de Almeida; CARVALHO JUNIOR, Eduardo Teixeira (orgs.) Sociedades, cultura e educação na ilustração luso-brasileira. Porto Alegre, RS: Editora FI, 2022.

NOVA, Amanda Vila. O Real Colégio Jesuíta de Olinda: um olhar para a história, concepção funcional, e espacial no século XVI. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura Plena em História, Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.

OLIVEIRA, Natalia Cristina de. A educação jesuítica e o colégio de Santo Antão, de Lisboa, no século XVI. Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2015. 163 f

PAIVA, José Maria de. Educação Jesuítica no Brasil Colonial. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira et all. (org.) 500 anos de educação no Brasil. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

PINTO, Luiz Maria da Silva, Diccionario da lingua brasileira. Ouro Preto: Typographia de Silva, 1832.

ROSA, Tereza da Fonseca. O Iluminismo e a expulsão dos jesuítas do Império Português: as reformas pombalinas e o plano dos estudos menores. Revista de História Regional, Ponta Grossa, v. 19, n. 2, p. 361-383, 2014.

SARAIVA, F. R. dos Santos. Novíssimo dicionário Latino-Português: Etimológico, Prosódico, Histórico, Geográfico, mitológico, biográfico etc. 10. ed. Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 1993.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SILVA, Antônio de Morais. Diccionario da lingua portugueza composto pelo padre D. Rafael Bluteau, reformado, e accrescentado por Antonio de Moraes Silva natural do Rio de Janeiro. Lisboa: Na Officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1789, 2 v.