O EMPREGO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO NÚCLEO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ, CAMPUS BELÉM.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25093.040

Resumo

O artigo apresenta os resultados do projeto de extensão Laboratório de Tradução do Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (LABTEC), criado em 2020 no IFPA–Campus Belém. Vinculado a editais internos, o projeto promove a tradução, resenha e divulgação de textos acadêmicos sobre TDICs por meio de mídias digitais como Instagram, TikTok e site. A metodologia adotada envolve trabalho colaborativo entre pesquisadores, tradutores, resenhistas e gerenciadores de mídias, com organização via Google Drive e uso do Meta Business para análise de engajamento. Desde sua criação, o LABTEC traduziu 26 textos, publicou 12 resenhas e realizou mais de 450 postagens, alcançando cerca de 760 mil visualizações. Os resultados demonstram que é possível tornar o conhecimento científico acessível à comunidade externa por meio da comunicação digital. O projeto contribui para o letramento digital e a internacionalização da produção acadêmica na Amazônia Oriental.

Palavras-chave: Tradução; Extensão; Mídias digitais; Redes socias; IFPA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Rodrigo de Oliveira Alencar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Belém, PA, Brasil. Doutorado em Antropologia.

Abimael Nonato de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Aluno de Graduação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Belém, PA, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-10-30