INCLUSÃO DIGITAL COM A LIBERDADE DO SOFTWARE LIVRE

Autores

  • Carlos de Castro Goulart Universidade Federal de Viçosa
  • Dayane Valentina Brumatti Universidade Federal de Viçosa
  • Júlio Cpesar Bueno Cotta Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Informática na Educação, Free Software, Linux

Resumo

Este artigo apresenta o trabalho que vem sendo desenvolvido, no Laboratório de Inclusão Digital (LID), da Universidade Federal de Viçosa, desde setembro de 2004. O principal objetivo do projeto é oferecer cursos introdutórios, de informática, para pessoas de baixa renda. Todos os cursos são baseados em programas de software livre, caracterizado por sua licença de uso, que dá liberdade total ao usuário, sendo possível copiar e redistribuir os programas, sem nenhuma restrição. Desta forma, procura-se difundir, entre os alunos dos cursos, o espírito colaborativo e de ajuda mútua que está por detrás da filosofia do software livre. Nos cursos, é dada uma visão geral do ambiente gráfico do sistema operacional Linux e dos principais aplicativos (editor de textos, planilha eletrônica, etc.), para que o aluno esteja apto a usar o computador, para solucionar alguns de seus problemas do dia a dia. Ao final de cada curso, é aplicado um questionário de avaliação. Os resultados do projeto têm sido bastante satisfatórios, considerando o atendimento da demanda dos grupos, ligados a instituições públicas e a instituições privadas de Viçosa.

Biografia do Autor

Carlos de Castro Goulart, Universidade Federal de Viçosa

Professor Associado, Departamento de Informática, Universidade Federal de Viçosa.

Dayane Valentina Brumatti, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Viçosa.

Júlio Cpesar Bueno Cotta, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Ciência da Computação, Universidade Federal de Viçosa.

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