BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: DIREITO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS
Palavras-chave:
Brinquedoteca, Crianças e adolescentes, Hospital.Resumo
Quando uma criança sofre uma internação hospitalar existe uma série de alterações que são realizadas na sua rotina. Para assisti-la, é necessária uma atuação para diminuir os efeitos da doença e tratamento. Este artigo apresenta um Projeto de Extensão realizado na brinquedoteca de um hospital em Ponta Grossa/PR. O objetivo é humanizar a saúde e promover o lúdico. A metodologia do trabalho compreende atividades lúdicas, artísticas e de literatura infantil que são realizadas quatro vezes por semana no hospital e reuniões de planejamento e avaliação. A clientela atendida corresponde a idades variando de 0 a 14 anos de diferentes cidades do Paraná. Os resultados são expressos na modificação dos comportamentos, na preservação do acervo de brinquedos para que os mesmos sejam socializados para outros pacientes. Estes fatos demonstram que a brinquedoteca hospitalar tem sido um espaço de valorização da saúde, do brincar, da socialização e também da cidadania.
Downloads
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.