EXTENSÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Daniela da Costa Britto Pereira Universidade Federal de Goias
  • Juliana Guimarães Faria Universidade Estadual de Goias
  • Andrea Marques Sousa Campos Universidade Estadual de Goiás
  • Emanoela Celestino Almeida Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Extensão universitária, Formação de professores, Educação a distância. Autonomia, Avaliação.

Resumo

Esta ação extensionista teve como finalidade analisar e avaliar o desenvolvimento de um curso de formação continuada de professores universitários, professores da comunidade e alunos graduandos, o qual aconteceu na Universidade Estadual de Goiás na modalidade a distância, e as suas repercussões no discurso desses participantes sobre autonomia e avaliação. A formação foi realizada em 16 horas presenciais e 64 horas a distância, sendo que as horas presenciais foram dividas entre o início (apresentação do programa da formação, palestra, apresentação do grupo e formação para utilização do ambiente virtual Moodle) e o final do curso (apresentação dos pôsteres de trabalho final de curso, avaliação do curso e grupos focais). Para a coleta de dados e avaliação da ação foi realizada concomitantemente uma pesquisa com abordagem qualitativa de coleta de dados, do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionários, análise documental, grupo focal nos encontros presenciais e investigação bibliográfica, com o objetivo traçar o perfil dos participantes, verificar a concepção de autonomia e avaliação presente no discurso dos professores participantes, antes e após a formação para verificar a repercussão do mesmo. O referencial teórico teve como base Preti (2000), Freire (1996), Kant (1996) e Romão (1998). Em relação à concepção de autonomia presente no discurso dos professores-alunos verificou-se que possuem certo entendimento sobre autonomia no processo ensino-aprendizagem, porém, seus conceitos são elaborados de maneira superficial, não atribuem tamanha e verdadeira importância a autonomia enquanto professores da educação superior, que precisam formar profissionais autônomos. Com relação ao tema avaliação, analisando os questionários inicial e final, concluiuse que houve uma mudança qualitativa nos discursos desses professores-alunos, evidenciando na fala e nos escritos dos participantes uma ampliação na visão de avaliação em meio a teorias emancipadoras.

Biografia do Autor

Daniela da Costa Britto Pereira, Universidade Federal de Goias

UEG, UFG e FAPEG. Mestre em Educação e Doutoranda em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, professora do curso de pedagogia. 

Juliana Guimarães Faria, Universidade Estadual de Goias

UFG. Doutora em Educação, professora do curso Letras/Libras.

Andrea Marques Sousa Campos, Universidade Estadual de Goiás

UEG. Graduada em pedagogia.

Emanoela Celestino Almeida, Universidade Estadual de Goiás

UEG. Graduada em pedagogia.

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