APRENDIZAGEM E ENSINO DE ESPANHOL: OS GÊNEROS TEXTUAIS E AS AFRICANIDADES

Autores

  • Ligia Paula Couto Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ione da Silva Jovino Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Daniela Terezinha Esteche Maciel Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Karine de Lara Cabral Nunes Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Ensino de língua espanhola, Formação de professores, Gêneros textuais, Africanidades.

Resumo

Este artigo discutirá o ensino da língua espanhola em duas escolas públicas em uma cidade do Paraná, a partir da proposta, concepções e experiências de um projeto de extensão. Como referencial teórico, ressaltamos a teoria dos gêneros textuais defendida por Bakhtin (2003) e Marcuschi (2008) e sua relação com o ensino de língua estrangeira (LE), ou seja, aprender uma LE exige interação com textos (orais e escritos) com posicionamento crítico por parte do/a aluno/a, em que ele/a terá que refletir sobre os motivos da veiculação do texto, o enunciador, o receptor, a função social do texto, etc. e é somente por causa do texto que o estudo da gramática e do vocabulário se justificam. Ainda, destacamos a relação da Lei 10.639/03 com o ensino da língua espanhola; tal lei institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas, cabendo aos sistemas de ensino, no âmbito de sua jurisdição, orientar e promover a formação de professores e professoras e supervisionar o cumprimento das Diretrizes. Para recuperar a essência dessa lei no ensino da LE, nos baseamos no conceito de africanidades (Silva, 2005) e no conceito multiculturalismo e, nesse sentido, elaboramos ações em que o/a aluno/a estude espanhol de modo a perceber a diversidade linguística e cultural, isto é, há muitas variedades dessa língua e muitas culturas representadas nesta variedade, inclusive as de origem africana. A metodologia de trabalho foi a de atuar na formação inicial e continuada de professores por meio da elaboração de unidades didáticas (UDs) e organização de um livro didático (LD) como forma de aproximar teoria/prática. Os resultados alcançados evidenciam a necessidade de uma aproximação da universidade com a escola pública e da importância de se explorar a relação teoria/prática na formação inicial e continuada de professores.

Biografia do Autor

Ligia Paula Couto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação, professora assistente da disciplina de Estágio de Espanhol na UEPG.

Ione da Silva Jovino, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação, professora adjunto da disciplina de Estágio de Português na UEPG.

Daniela Terezinha Esteche Maciel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação, professora colaboradora da disciplina de Estágio de Espanhol na UEPG e professora de espanhol e português da rede estadual de ensino no PR.

Karine de Lara Cabral Nunes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Especialista em Educação, professora de espanhol e português da rede estadual de ensino no PR.

Downloads