GRUPOS COM IDOSOS: ESTRATÉGIA PARA (RE)ORIENTAR O CUIDADO EM SAÚDE.
Palavras-chave:
Idoso, Educação em saúde, Centros de convivência e lazer, Qualidade de vida.Resumo
Envelhecer é um processo biológico, dinâmico, progressivo e inevitável que sofre influências dos aspectos socioculturais, políticos e econômicos. O trabalho com grupos proporciona autonomia e desenvolvimento do nível de saúde e condições de vida do idoso. Objetiva-se apresentar o projeto de extensão “Assistência de enfermagem ao idoso da vila Municipal: valorizando a terceira idade”, por meio do relato de experiência das vivências no projeto de extensão. O projeto teve início no ano de 1989, sob coordenação de docentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas em pareceria com a Associação Beneficente Luterana de Pelotas. São realizadas oficinas de educação em saúde, leituras reflexivas, atividades artesanais e recreativas, musicoterapia, técnica de relaxamento e dinâmicas interativas. O propósito do grupo vai ao encontro da promoção do envelhecimento ativo, preservando a capacidade e o potencial do indivíduo, desenvolvendo ações voltadas ao fortalecimento da autonomia, integração, saúde e socialização dos idosos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.