O PAPEL DA LIGA ACADÊMICA DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS CIRÚRGICAS NA FORMAÇÃO MÉDICA
Palavras-chave:
Cirurgia. Emergência. Liga Acadêmica.Resumo
Há uma significativa dificuldade no atendimento de urgências e emergências nos hospitais públicos, devido à desorganização do sistema de atendimento e ao despreparo dos profissionais recém-formados. Buscando divergir dessa realidade, foi idealizada a Liga de Urgências e Emergências Cirúrgicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Os benefícios acadêmicos de tal projeto, como visualizar a aplicabilidade do conhecimento teórico, fortalecer os aspectos éticos da relação médico–paciente, exercitar o raciocínio clínico, adquirir habilidades clínico-cirúrgicas, desenvolver um espírito crítico, são relevantes para a formação médica. Os acadêmicos de medicina realizam plantões em duplas que duram entre sete e dez horas,no acompanhamento da equipe de cirurgia geral do HMAP, e são orientados na realização de cirurgia ambulatorial. No centro cirúrgico eles têm a possibilidade de se paramentar, instrumentar e auxiliar em cirurgias. Considerando a experiência adquirida pelos acadêmicos e a redução na espera de atendimento, é inquestionável a positividade da existência da LUE-UEPG.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.