ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE CAMPINAS-SP ATUANDO COMO PRODUTORES DE CONHECIMENTO SOBRE PARASITOSES: UMA EXPERIÊNCIA DO LABORATÓRIO DE HELMINTOLOGIA (UNICAMP) NO PROGRAMA “CIÊNCIA E ARTE NAS FÉRIAS”

Autores

  • Tarsila Ferraz Frezza Instituto Federal de São Paulo
  • Sheila de Andrade Penteado Correa Universidade Estadual de Campinas
  • Michelle Viviane Sá Santos-Rondon Universidade Estadual de Campinas
  • Cesar Corat Ribeiro Prado Universidade Estadual de Campinas
  • Letícia Aparecida Duart Bastos Universidade Estadual de Campinas
  • Silmara Marques Allegretti Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Parasitologia, Extensão, Helmintologia, Ensino Médio.

Resumo

O programa extensionista “Ciência e Arte nas Férias” vem acontecendo há 12 anos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – Campinas/SP), durante os meses de férias escolares de verão. A proposta visa promover a vivência de alunos do ensino médio da rede pública de ensino de Campinas-SP e região com o ambiente universitário e laboratórios de pesquisa. Ao longo de nove anos, os projetos desenvolvidos no laboratório de helmintologia promoveram atividades de pesquisa individuais e em grupo (oficinas) com os estudantes, com o objetivo de conscientizar e incentivar os alunos a serem disseminadores de informações sobre parasitoses/helmintíases no ambiente escolar e fora dele. Este artigo, portanto, se trata de um relato de experiência do laboratório, ressaltando a importância do programa extensionista no tratamento de parasitoses, uma vez que o “Ciência e Arte nas Férias” aliou a informação e conscientização dos alunos à disseminação desses conhecimentos para a sociedade.

Biografia do Autor

Tarsila Ferraz Frezza, Instituto Federal de São Paulo

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Palulo (IFSP), Brasil. Doutorado em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.

Sheila de Andrade Penteado Correa, Universidade Estadual de Campinas

Aluna do Curso de Mestrado em Biologia Animal da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.

Michelle Viviane Sá Santos-Rondon, Universidade Estadual de Campinas

Professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil. Doutorado em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.

Cesar Corat Ribeiro Prado, Universidade Estadual de Campinas

Aluno do Curso de Doutorado em Biologia Animal da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil

Letícia Aparecida Duart Bastos, Universidade Estadual de Campinas

Técnico de Laboratório da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil. Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.

Silmara Marques Allegretti, Universidade Estadual de Campinas

Professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil. Doutorado em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil.

Downloads

Publicado

2015-08-11