TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS NA AMAZÔNIA: POTENCIALIZANDO AS PRÁTICAS DOCENTES

Autores

  • Ivanildo do Socorro Mendes Gomes Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Maria Sueli Prazeres Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i2.0006

Palavras-chave:

Formação de professor, tecnologias educacionais, educação de jovens e adultos.

Resumo

O relato de experiência sobre formação de professores para o uso de tecnologias educacionais na Educação de Jovens e Adultos foi desenvolvido no âmbito do projeto de extensão intitulado “Tecnologias em escolas do campo: instrumentalização de professores de escolas ribeirinhas de Cametá para uso de tecnologias educacionais”, vinculado ao Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (PAPIM), vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará. A Oficina com os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos – EJA, 4ª Etapa, da Escola Municipalizada de Ensino Fundamental Izabel Fernandes dos Santos buscou refletir sobre suas práticas, na tentativa de redimensioná-las através do uso pedagógico das tecnologias educacionais. A atividade possibilitou verificar que o uso das tecnologias como recurso didático apresenta possibilidade de transformar as práticas pedagógicas dos professores, porém, ainda faltam estruturas nas escolas e formação para que os docentes as utilizem de forma criativa em suas aulas.

Biografia do Autor

Ivanildo do Socorro Mendes Gomes, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil. Doutorado em Educação.

 

Maria Sueli Prazeres, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil. Doutorado em Educação.

Referências

APPLE, Michael W. Trabalho Docente e textos: Economia Política das Relações de classe e de Gênero em Educação. Trad.: Michael W. Apple, Thomaz Tadeu da Silva, Tina Amado, Vera Maria Moreira. São Paulo: Artes Médicas, 1995.

ARROYO, Miguel. A Educação de Jovens e Adultos em tempos de exclusão. In: BRASIL. Construção Coletiva: contribuições à Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC; UNESCO, 2006. (Coleção Educação para Todos).

BARCELOS, Valdo. Educação de Jovens e Adultos: currículo e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. RECOMEÇO: Supletivo de Qualidade. Programas e Ações para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF: 2001.

______. Parecer nº 699/71. Regulamenta o capítulo IV da Lei 5.692/71. 06 de julho de 1972. Constituição Federal de Educação. Rio de Janeiro.

CALDART, Roseli Salete. Por Uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete (Orgs.). Educação do Campo: Identidades e Políticas Públicas. Brasília, DF. Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2002. (Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 04).

CYSNEIROS, Paulo Gileno. Novas tecnologias na sala de aula: melhorias do ensino ou inovação conservadora? Revista Informática educativa, v.12, n.1, p. 11-24, 1999.

HAGE. Salomão Mufarrej. Políticas de Nucleação e Transporte Escolar: construindo indicadores de qualidade da educação básica nas escolas do campo da Amazônia. Relatório final de Pesquisa, Belém, 2010. (Mimeo).

HERNÁNDEZ, Fernando; SANCHO, Juana Maria. A Formação a partir da experiência vivida. Pátio, Porto Alegre, Artmed, n. 40, nov./jan. 2006-07.

SCHEIBEL, Maria Fani; LEHENBAUER, Silvana (Org.) Saberes e Singularidades na Educação de Jovens e Adultos. Porto Alegre: Mediação, 2008.

SUBTIL, Maria José Dozza. Tecnologia e meio comunicacionais na educação: a necessária reflexão sobre formação e trabalho docente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, n. 52, p. 402-415, set. 2013. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr/ article/view/5589 >. Acesso em: 18 set. 2014.

Downloads

Publicado

2017-05-02