A TRANSEXUALIDADE NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE

Autores

  • Pollyanna Kássia de Oliveira Borges Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG http://orcid.org/0000-0002-9390-0459
  • Cibele de Moura Sales Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Maria Helena Senger Pontifícia Universidade Católica - PUC
  • Marilia Woiciechowski Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.
  • Erildo Vicente Muller Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i2.0005

Palavras-chave:

pessoas transgênero, autonomia pessoal, individualidade.

Resumo

Este relato visa destacar o potencial do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na superação de paradigmas e preconceitos. Propõe que o programa pode desenvolver um modelo formador em saúde mais realista, que vincula os sujeitos uns aos outros e ao objetivo comum de melhorar as condições de vida das pessoas, independentemente do gênero ou outras questões. Sob o olhar da pessoa transexual, dos professores e preceptores, é desenvolvida uma reflexão das potencialidades do programa para a inclusão e apoio às diferenças. Conclui-se que a questão de gênero foi um disparador para a reflexão e alerta para mudanças necessárias nas políticas e ações das universidades. Os envolvidos puderam refletir a própria realidade, a fim de avançar para a construção de uma sociedade mais justa e amorosa. Reconhece-se, portanto, que modelos formadores inovadores, como o programa PET-Saúde, têm potencialidades para formação de novos arranjos de respeitabilidade e enfrentamento das diferenças.

Biografia do Autor

Pollyanna Kássia de Oliveira Borges, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PR - Brasil. Doutorado em Saúde Coletiva.

Cibele de Moura Sales, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS

Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), MS - Brasil. Doutorado em Programa Multiinstucional de Ciências da Saúde.

Maria Helena Senger, Pontifícia Universidade Católica - PUC

Professora Pontifícia Universidade Católica (PUC), SP - Brasil. Doutorado em Medicina.

Marilia Woiciechowski, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Agente Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PR - Brasil. Mestrado em Educação.

Erildo Vicente Muller, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PR - Brasil. Doutorado em Saúde Coletiva.

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Publicado

2017-05-02