SOBRE A PRISÃO E AS TRANSFORMAÇÕES SUBJETIVAS:
Dos efeitos da prisionização às Medidas Alternativas de aplicação da punição estatal
Resumen
O presente trabalho objetiva discutir a falência da Instituição-prisão, bem como refletir sobre as consequências da privação de liberdade na subjetividade humana. Proporcionando uma análise a respeito do tema em questão, apresentando possíveis alternativas à privação da liberdade e ao tratamento dos desviantes, de forma a diminuir a função retributivista da pena. Recorre-se à pesquisa qualitativa, exploratória, cujo procedimento bibliográfico centraliza-se sob a égide da pesquisa bibliográfica. Diante do presente quadro, verifica-se que o cárcere produz sobre o sujeito custodiado diferentes sofrimentos e sujeições físicas e psicológicas que acabam por influências na identidade e subjetividade do ser humano. Do mesmo modo, segue o entendimento doutrinário no sentido de reconhecer que a restrição de liberdade, enquanto meio punitivo, não se apresenta mais como meio eficaz de promoção de justiça e de garantia da ordem pública, sendo necessário a aplicação de outras medidas punitivas mais eficazes à ressocialização e preservação dos presos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista acuerdan los siguientes términos:
1. Os autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la forma de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de su autoría e publicación inicial en esta revista.
2. Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que eso permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para mayor información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS así como otros software de apoyo al sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de e-mail en este sitio serán utilizados exclusivamente para los propósitos de la revista, no estando disponibles para otros fines.