SOLIDARIEDADE INTERGERACIONAL NAS DEMANDAS ESTRUTURAIS AMBIENTAIS
UMA ANÁLISE À LUZ DA ADPF 708
Abstract
O trabalho tem como objetivo geral construir uma noção central acerca da Solidariedade Intergeracional nas demandas estruturais ambientais, tendo como foco a relação entre processo estrutural e tal princípio. Para tanto, adotando o método dedutivo, e técnica de pesquisa translacional em Direito, em movimento teoria-prática-teoria, toma como caso concreto para análise a Arguição de Descumprimento Fundamental n.º 708, julgada pelo Supremo Tribunal Federal. Aborda-se a emergência do modelo processual estrutural como meio de tutela de litígios estruturais em matéria de meio ambiente e a importância e os moldes da proteção ambiental constitucional intergeracional. Como resultado, estabelece-se uma noção de complementaridade e correlação entre a visão prospectiva das demandas estruturais ambientais, e o princípio da solidariedade intergeracional.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.