O PROCESSO ESTRUTURAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS SOB A ÓTICA DA LEGITIMIDADE POR REFLEXIVIDADE
Resumo
O artigo dedica-se ao estudo do processo judicial estrutural e sua legitimidade na concretização dos direitos sociais a partir do controle jurisdicional de políticas púbicas. Aborda-se o fenômeno da judicialização e implemento das políticas públicas pelo Poder Judiciário e seu protagonismo na tomada de decisões, que é justificado pela missão constitucional de conceber efetividade aos direitos fundamentais sociais, numa reformulação de sua função jurisdicional. Discorre-se sobre os institutos do processo judicial estrutural, abordando que o procedimento adotado pelos tribunais é rico em efetividade, já que há integração de diversos atores sociais na construção da solução adequada ao caso concreto. Se propõe que a incorporação de tal de procedimento processual deve se pautar nas premissas da teoria da legitimidade das decisões judiciais por reflexividade, pela necessidade de decisões que resolvam os problemas sociais, para hoje e para o futuro. Realizou-se o estudo pelo método dedutivo, com pesquisa bibliográfica acerca do tema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.