Apresentação

Conteúdo do artigo principal

Danuta Estrufika Cantóia Luiz

Resumo

Apresentação

 

O Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa tem investido sistematicamente na publicação da Revista Emancipação e tem sentido as repercussões que este investimento tem produzido em nível nacional, com a sua presença e circulação entre profissionais e pesquisadores de Serviço Social e de áreas afins às Ciências Sociais. Uma das intenções deste trabalho é fomentar e subsidiar o debate acadêmico e o trabalho profissional, através da socialização do conhecimento produzido nas diversas regiões do país, marcando um espaço político-social. Neste sentido lembramos as palavras de Gramsci: “Criar uma nova cultura não significa apenas fazer individualmente descobertas ‘originais’; significa também; e, sobretudo, difundir criticamente verdades já descobertas, ‘socializá-las’ por assim dizer; transforma-las, portanto, em base de ações vitais, em elemento de coordenação e de ordem intelectual e moral” (GRAMSCI, 1991, p 13-14)1.

No sentido de avançar nesta perspectiva, o presente volume traz um conjunto de artigos oriundos de trabalhos científicos que debatem fundamentos teóricos e/ou sistematização de práticas profissionais, abordando questões inerentes à contraditória configuração da sociedade contemporânea. O eixo que os une é a deflagração dessas contradições em suas várias dimensões e a busca de alternativas para o seu enfrentamento.

No primeiro bloco de artigos, temos um debate no âmbito do Serviço Social sobre os fundamentos a uma formação profissional ético-política comprometida com valores emancipatórios; sistematizações sobre o processo de trabalho do Serviço Social junto a movimentos comunitários e a Centros de Ressocialização vinculados ao Sistema Penitenciário.

Na seqüência temos artigos na área de comunicação social: o primeiro aborda a interface entre mídia e a escola como tema fundamental para discutir a escola do século XXI, respaldado no pensamento de McLuhan. O outro artigo traça um debate sobre os limites e desafios do jornalismo brasileiro contemporâneo, diante da histórica exclusão cultural das maiorias, em contribuir no acesso à cidadania, a partir da democratização da produção cultural.

Outro tema atual que comparece nesta coletânea é o da economia solidária, que, conforme o argumento das autoras, potencialmente, pode também, ser pensada como política pública, envolvendo diferentes atores sociais, com vistas ao desenvolvimento solidário e emancipatório. Neste eixo, o tema desenvolvimento territorial é discutido num artigo no sentido de substituir a perspectiva setorial e ampliar as abordagens espaciais em programas de desenvolvimento rural. Outro artigo alerta a problemática do endividamento dos pequenos produtores rurais assentados como uma questão que deve ser enfrentada estruturalmente pelos Projetos de Assentamento, objetivando o fortalecimento da atividade produtiva dos mesmos. Esta edição traz também, um artigo que apresenta elementos para compreensão do governo Lula, argumentando sobre a contraditória continuidade do projeto neoliberal pelo mesmo.

Este volume conta com um artigo que debate a relação entre a internacionalização dos direitos humanos e a diversidade cultural (inerente à humanidade), argumentando pela “incompletude das duas”. Esta, muito mais determinada pela luta política hegemônica, no âmbito internacional, do que determinada por um dilema filosófico. Também, outro artigo que discute a problemática da violência familiar contra crianças e adolescentes, sistematizando conceitos e características e o panorama dessa violência numa realidade municipal.

Já é uma tradição reservarmos um espaço para a publicação de trabalhos de conclusão de curso em Serviço Social, como abertura para um diálogo entre graduação e pós-graduação. Este espaço é ocupado pelo relato de pesquisa sobre arranjos familiares contemporâneos, a partir da realidade de adolescentes abrigadas numa instituição social.

 

Danuta Estrufika Cantóia Luiz

Coordenadora da Revista Emancipação

 

1 GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História. 9º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
LUIZ, D. E. C. Apresentação. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/1081. Acesso em: 13 jun. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Danuta Estrufika Cantóia Luiz, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), especialização em prática profissional do Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1992) mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa - Curso de Serviço Social e Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: prática profissional e rupturas moleculares; fundamentos teórico-metodológicos do Serviço Social;.emancipação social; cidadania; sociedade civil; movimentos sociais.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>