Apresentação

Conteúdo do artigo principal

Danuta Estrufika Cantóia Luiz

Resumo

Apresentação

 

A partir de 2007/2 a Revista Emancipação passa a ser editada semestralmente para atender a uma aspiração do Curso de Serviço Social da UEPG e a crescente demanda de artigos científicos na área do Serviço Social e das Ciências Sociais. Também passa a ter um formato de journal para acompanhar os novos padrões de editoração de revistas científicas. Com essa nova configuração, a presente edição traz uma coletânea de artigos que abordam diferentes temas, porém com enfoque comum em abordar fundamentos à cidadania, ao trabalho e as políticas sociais discutindo alternativas para o enfrentamento de situações contemporâneas polêmicas.

O primeiro bloco de artigos traz um debate sobre a questão social, do enfoque clássico ao contemporâneo, situando a construção de sujeitos sociais para o seu enfrentamento. Na seqüência, artigos que tem o Serviço Social como tema central: Reflexões sobre os fundamentos do Serviço Social: trabalho, ser social, relações de (re)produção e desafios contemporâneos, discutindo o movimento da sociedade burguesa e sua vinculação histórico-social com a profissão. O artigo Serviço Social e trabalho analisa as formulações de Sérgio Lessa, quanto à relação do Serviço Social com a categoria trabalho e suas implicações.

Outro artigo que elabora uma análise sobre a relação entre liberdade e princípio da igualdade no Código de Ética profissional do assistente social para dimensionar ações profissionais.

O segundo bloco de artigos deste volume está relacionado a relatos de pesquisa. Na discussão sobre gênero são dois artigos que trazem as seguintes discussões: Mulheres (in)visíveis:um estudo da representação social sobre a cidadania feminina, apresenta resultados de uma pesquisa que investigou as representações sociais de cidadania feminina com estudantes femininas na cidade de Caruaru/Pernambuco. E o artigo Os sentidos da masculinidade nas relações de gênero e a violência afetivo-conjugal, discute as ambigüidades aos significados atribuídos à masculinidade e à feminilidade a partir da fala de um homem pertencente às camadas populares (PR). Outro artigo que faz um estudo de caso sobre a política pública de restrição à venda de bebidas alcoólicas no município de Barra de São Francisco (ES). Ainda o artigo que realiza uma avaliação dos pólos de educação permanente em saúde do Paraná, através da percepção e do conhecimento de seus integrantes sobre a operacionalização desse novo dispositivo do Sistema Único de Saúde (SUS). Também um artigo que analisa o Projeto Portal da Inclusão a partir da experiência dos participantes (pessoas que já estiveram em situação de rua) do abrigo municipal em Maringá – Paraná.

Num terceiro bloco a revista traz a discussão sobre as relações entre democracia, cidadania e participação social, abordando a crise da democracia representativa em articulação com o debate contemporâneo em torno da valorização dos mecanismos de participação. Na seqüência, um artigo que traça apontamentos sobre mediação e midiatização, refletindo sobre as relações entre mídia, política e sociedade. O objeto de discussão do próximo artigo é a caracterização das lesões por esforço repetitivo (ler) e a conseqüente responsabilidade civil imputada ao empregador. Tem-se ainda um artigo que discute o pensamento de Talcott Parsons, sua análise sistêmica e funcionalista da ação humana.

A Revista Emancipação, tradicionalmente, também abre espaço para publicação de artigo resultante de trabalho de conclusão de curso de graduação em Serviço Social como uma forma de incentivo a esta modalidade de trabalho acadêmico-científico. Nesta edição, abordando o tema adoção tardia e suas dificuldades, fundamentado nas perspectivas dos pretendentes à adoção da Vara da Infância e Juventude do município de Ponta Grossa/Pr.

E por último a revista traz uma resenha da obra Monoparentalidad y política familiar: dilemas en torno a la madre cuidadora/madre trabajadora, de Isabel Madruga Torremocha, como tema marcante nas discussões teóricas contemporâneas.

 

Danuta Estrufika Cantóia Luiz

Coordenação da Revista

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
LUIZ, D. E. C. Apresentação. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 7, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/1082. Acesso em: 25 maio. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Danuta Estrufika Cantóia Luiz, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), especialização em prática profissional do Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1992) mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa - Curso de Serviço Social e Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: prática profissional e rupturas moleculares; fundamentos teórico-metodológicos do Serviço Social;.emancipação social; cidadania; sociedade civil; movimentos sociais.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>