O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é ORIGINAL e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".


  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.

  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista, e seguir as indicações apontadas na seção Questões éticas.


  • FOI RETIRADA A AUTORIA DO ARQUIVO e da opção propriedades no word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

a) OBRIGATORIEDADE DE VERIFICAR AS DIRETRIZES: os autores devem verificar todas as diretrizes antes da submissão. Antes da indicação de pareceristas os editores podem recusar o texto por não seguir as diretrizes.

b) TEXTO INÉDITO: O artigo ou resenha deverá ser inédito, ter que temática dentro do escopo da Emancipação e representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico e metodologia consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores. O texto poderá ter origem em dissertação, tese ou trabalho publicado em evento, mas deve caracterizar outro trabalho, adequar o formato, ser revisado, citar os originais, informar essa situação no texto e tomar os cuidados para não incorrer no autoplágio. Artigos de revisão narrativa deverão trazer uma contribuição relevante ao tema, artigos que não apresentarem novas perspectivas, pouco rigor metodológico ou se aproximarem de um ensaio poderão ser recusados pelos editores.

c) FORMATAÇÃO: título e title (centralizado em negrito), os artigos deverão ter, mínimo de 15 e máximo de 30 páginas, letra arial 12, espaçamento de elementos pré e pós-textuais simples e nos elementos textuais do artigo, espaçamento 1,5, margens superior e esquerda de 3,0 cm e margens inferior e direita de 2,0 cm, em folha formato A4 (210x297mm). Citações longas devem seguir a ABNT e utilizar a sugestão de recuo de 4 cm. As resenhas deverão ter entre 3 e 5 páginas, com a mesma formatação, restritas a livros publicados nos últimos 5 anos. Para dar ênfase no corpo do texto, usar itálico ou negrito, não sublinhar.

d) SEQUÊNCIA DO TEXTO :1)Título no idioma do documento, 2) título em inglês (ou diferente do idioma original), 4) resumo, 5) palavras-chave, 6) abstract, 7) keywords, 9) texto, 10) referências, 11) agradecimentos ( opcional). Para resenhas, não é necessário abstract.

e) REDAÇÃO: Os textos deverão ser redigidos preferencialmente em língua portuguesa e espanhol, mas a revista poderá publicar textos em francês e inglês. Para textos em língua estrangeira, além do abstract em inglês e do resumo na língua do texto, solicitamos inserir título e um resumo na língua portuguesa.

f) TÍTULO: artigos deverão trazer um título que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho limitado a cerca de 20 palavras.

g) RESUMO E PALAVRAS CHAVES: máximo de 250 palavras e um abstract em inglês com igual teor (conforme a lingua do texto). O mesmo deve conter informações sobre os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. Os resumos deverão apresentar pelo menos 3 (três) palavras-chave separadas por ponto. As palavras-chaves devem ser diferente de palavras que constam no título.

h) REFERENCIAS: referenciar somente documentos citados no texto. Seguir as normas da ABNT. Para urls de referências on line muito longas utilizar um app encurtador de urls. Utilizar como apoio Manual de Normalização Bibliográfica Para Trabalhos Científicos da UEPG. Autores estrangeiros poderão seguir o modelo APA.

i) NOTAS DE RODAPÉ: devem ser reduzidas ao mínimo e digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1. As notas não devem ser utilizadas para referências, estas devem ser feitas no corpo do trabalho, entre parênteses, usando o sobrenome do autor, data de publicação e página, no caso de citação direta.

j) ELEMENTOS GRÁFICOS: As tabelas, gráficos, fotografias e demais imagens deverão ser legíveis após sua redução as proporções da página, máxima 17x23cm - e, portanto, devem ser encaminhadas nessa configuração. Em todos os casos, deve haver referência aos créditos ou fontes das mesmas. Limitar ao necessário o número de figuras. Caso a autoria do elemento gráfico seja do próprio autor seu nome não deve ser mencionado na fonte; a expressão “O(a) autor(a)”/”Os(As) autores (as)” deve ser colocada como fonte.

k) REVISÃO FINAL: A revisão final (ortografia; gramática e normatização) após a aprovação é de inteira responsabilidade do(a)(s) autor(es)(as), devendo seguir as orientações enviadas pelos editores. A versão para publicação deve ser encaminhada isenta de erros pelos autores. Verificados falta de revisão ou mesmo insuficiente o texto retornará aos autores e texto poderá até ser recusado mesmo já tendo sido aprovado.

l) ARTIGOS ELABORADOS A PARTIR DE DISSERTAÇÕES E TESES: é necessário indicar o nome e titulação do orientador no cadastro da Revista; podendo o mesmo constar como co-autor do trabalho se preencher os requisitos de autoria constante nestas diretrizes.

m) AUTORIA DOS ARTIGOS: 1) Somente devem ser considerados autor/co-autor as pessoas que participaram ativamente de várias etapas do processo de elaboração do artigo (Planejamento, coleta de informações e dados, análise, redação final, orientação ativa em todas as etapas). 2) Todos coautores devem ser responsáveis e concordar com todos os aspectos do trabalho. 3) Contribuições pontuais ao trabalho devem apenas ser mencionados em nota de rodapé. (ex: leitura e sugestões, equipe de coleta de dados, traduções, transcrições, orientações parciais, etc.). 4) Como titulação mínima, a Emancipação indica que pelo menos um dos co-autores tenha a titulação de doutor (a), mas também poderão ser aceitas submissões em que, pelo menos, um dos co-autores, tenha a titulação de mestre. 5) Os artigos submetidos devem ser um limite de quatro autores (para mais autores enviar justificativa de até uma lauda explicitando o papel de cada um) 6) O cadastro dos autores deve ser preenchido de forma completa (incluindo vinculo institucional; ORCID, url para o curriculum lattes ( brasileiros) e a minibiografia (máximo cerca de 3 linhas). 7) não é permitido a inserção de autores após o início da avaliação. 8) Autores não podem submeter mais de um texto para mesma chamada e/ou mesmo ano para artigos de tema livre, salvo sob aprovação do Comitê Editorial considerando a relevância e pertinência do texto. 9) Não será publicado mais de um texto do mesmo co-autor na seção artigo no mesmo volume e em volume subsequente, salvo sob concordância do Comitê Editorial considerando a qualidade e relevância do texto.

o) TAXAS: Não há cobraça de taxas (Free APCs) pelo processamento e publicação de artigos ou resenhas.

p) FINANCIAMENTOS: Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

q) PROCEDIMENTOS ÉTICOS: os autores devem obrigatoriamente seguir procedimentos éticos e de boas práticas de pesquisa. Verificar as diretrizes de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e/ou Declaração de Singapura sobre integridade em pesquisa; observar as Resoluções 466/2012CNS/MS e Resolução 510/2016/CN/MS. Aos autores brasileiros solicitamos encaminhar cópia do parecer da Comissão de Ética no momento da submissão. Os autores devem ainda considerar os Códigos e Declarações de Ética dos seus respectivos campos de pesquisa ou profissionais. Os autores devem incluir no artigo uma seção ou trecho sobre os procedimentos éticos adotados na pesquisa. Deve-se dar uma atenção especial a pesquisa realizada diretamente com populações em situação de vulnerabilidade e seguir a legislação vigente. A informação sobre aprovação em comitê de ética deve constar no texto, qualquer informação que leve a identificação ( nomes de projetos, número do parecer, etc) deve ser suprimida da versão de avaliação (inseridos novamente na versão para publicação). Em relação a fotos de pessoas deverá seguir a legislação vigente, principalmente no caso de fotos de crianças e adolescentes e populações em situação de vulnerabilidade. Os autores devem seguir as orientações sobre plagio e uso de inteligência artificial no próximo item.

q) PLÁGIO e USO DE IA. os textos poderão ser submetidos a software antiplágio após verificados o cumprimento das condições e destas diretrizes e poderão ser submetido a detector de IA. Sobre o uso de Inteligencia Artificial Generativa, os autores são os únicos responsáveis pelo texto. A IA pode ser utilizada como uma ferramenta para auxiliar, mas o texto deve mencionar as fontes utilizadas na pesquisa e qualquer conteúdo gerado por aplicação de IA deve ser informado no texto em local apropriado. Toda e qualquer informações constante no texto deve ser conferidas e citada corretamente pelos autores. Os autores assumem a responsabilidade pública por seu trabalho e ocultar o uso de IA é considerada uma falha ética. A Emancipação se reserva o direito de não publicar artigos com indicação de plágio e de uso de Inteligência Artificial ocultada, bem como o direito de despublicar artigos que, por meio de ferramentas específicas, confirmem plágio e uso de Inteligência Artificial.

r) ORIGINAIS PARA DIAGRAMAÇÃO: A Coordenação da Revista se reserva o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a padronização, a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores.

s) RECUSA DE TEXTO PELOS EDITORES: Os editores reservam-se no direito de recusar artigos a qualquer tempo devido a mudanças na política editorial, não cumprimento de prazos, questões éticas e ou outra situação que julgarem pertinente, sendo que em casos graves consultarão o Comitê Editorial.

FORMULÁRIO BÁSICO UTILIZADO PARA AVALIAÇÃO