Sobre a Revista
Foco e Escopo
O foco principal é socializar o conhecimento científico na área do Serviço Social e nas áreas afins às Ciências Sociais, que possuam diferentes enfoques voltados à discussão da cidadania, direitos e emancipação humano-social. Tal eixo editorial se justifica pelo pressuposto de que o conhecimento e o enfrentamento aos desafios sociais contemporâneos não podem ser fragmentos e nem exclusivos a uma área, mas sim pautados no diálogo entre as várias disciplinas do saber, numa perspectiva interdisciplinar. A Emancipação é publicada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, sob a responsabilidade do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas.
Processo de Avaliação pelos Pares
O corpo de avaliadores é formado por pesquisadores provenientes das diferentes áreas das Ciencias Sociais, Humanas e afins. Os trabalhos recebidos serão encaminhados para, no mínimo, dois avaliadores em processo de pares-cegos, no qual os avaliadores não têm acesso ao nome dos autores e vice-versa.
Periodicidade
A Revista Emancipação é uma PUBLICAÇÃO CONTINTUADA. Seus volumes são organizados anualmente ( um volume regular ao ano; eventualmente podem ser lançados números especiais).
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os leitores podem ler, baixar, imprimir e compartilhar os artigos publicados na Emancipação.
Documentos e formulários
DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO ÉTICO E REVISÃO FINAL DO TEXTO ( PARA ENVIO JUNTO DA VERSÃO FINAL DE ARTIGOS JÁ APROVADOS)
FORMULARIO BASE UTILIZADO PELOS AVALIADORES DA REVISTA EMANCIPAÇÃO
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. A Emancipação tem seu arquivos preservados através da Rede Cariniana - Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital mantida pelo IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
Politica de taxas para submissão e processamento de artigos (APCs)
Este periódico não cobra taxas para publicação e processamento dos artigos.