A TRANSFIGURAÇÃO DO CORPO FEMININO NA CULTURA BRASILEIRA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Abordamos as imagens do corpo feminino na cultura brasileira. Toda fundação requer mitologias específicas, assim antes que a sociedade brasileira tivesse sua estrutura social em torno de um projeto político e econômico, esta recorreu a uma potência simbólica moldada na imagem do corpo feminino. Percebemos que este surge como um dos minúsculos fios textuais da cultura, passível de várias interpretações, dentre as quais optamos pela compreensão de seu valor histórico- social. Nos inspiramos nas análises de Maffesoli e Certeau. O corpo feminino assume nesse texto diversas cores que marcam o “trajeto antropológico” do imaginário do Brasil.
PALAVRAS-CHAVE: Corpo Feminino, Mito Fundador e Cultura Brasileira.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.