O ROMANCE DA VIDA SOCIAL: ENCONTROS ENTRE CIÊNCIAS SOCIAIS E LITERATURA

Conteúdo do artigo principal

Cristina Maria Silva

Resumo

Tanto o romancista quanto o teórico procuram perceber os elementos essenciais que marcam as relações humanas para transformar em escrita. Através da idéia de pensar um romance da vida social, procuramos uma aproximação com as relações de dominação da ordem social e cultural e as resistências presentes nas ações humanas. Por meio da interação entre as ciências sociais e o saber literário buscamos questionar nossas produções de conhecimento e também encontrar novos caminhos para nosso trabalho de pesquisa, para a maneira o fazemos.

PALAVRAS-CHAVE: romance da vida social, ciências sociais e literatura.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, C. M. O ROMANCE DA VIDA SOCIAL: ENCONTROS ENTRE CIÊNCIAS SOCIAIS E LITERATURA. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 5, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/67. Acesso em: 13 maio. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cristina Maria Silva, Unicamp

Socióloga (UECE). Mestre em Ciências Sociais - UFRN. Doutoranda em Ciências Sociais - Unicamp. A presente discussão faz parte de nossas reflexões durante o Mestrado em Ciências Sociais e de nossa atual pesquisa: O Romance da Socialidade: Ciências Sociais e Literatura na Compreensão Social, IFCH - Unicamp/Financiamento CNPq.