Transitar pelo(s) mundo(s): a Escola Pamáali (Baniwa) e a educação escolar na Amazônia Indígena

Autores

  • Nicole Batista Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.18.i40.0012

Resumo

O trabalho busca refletir sobre a atuação da educação escolar na construção, ressignificação e manutenção do modo de viver dos povos indígenas amazônicos. Busca-se analisar o caso da Escola Indígena Baniwa Coripaco Pamáali, localizada no Alto do Rio Negro/AM, que foi construída visando formar jovens Baniwa e Coripaco com um projeto que valoriza os conhecimentos tradicionais ao mesmo tempo em que ensina a dominar o conhecimento ocidental de modo a utilizá-lo na busca de direitos para a comunidade. O trabalho foi realizado através de etnografias escritas sobre a construção e o cotidiano da escola. Educação diferenciada; Escolas indígenas; Conhecimentos tradicionais.

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Publicado

2020-06-24

Como Citar

BATISTA, N. Transitar pelo(s) mundo(s): a Escola Pamáali (Baniwa) e a educação escolar na Amazônia Indígena. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 18, n. 40, p. 200–213, 2020. DOI: 10.5212/RIF.v.18.i40.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19262. Acesso em: 24 abr. 2024.