ENSINAR QUÍMICA JOGANDO BINGO

Autores

  • RODRIGO RUSCHEL NUNES UNIOESTE
  • SILVIA COSTA BEBER UNIOESTE
  • Kathia Regina Kunzler IFPR; UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i2.4500

Palavras-chave:

Tabela Periódica, Lúdico, Jogo

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de uma experiência com o jogo “Bingo Químico” com estudantes da primeira série do ensino médio. O jogo foi utilizado para trabalhar conceitos de tabela periódica, visando estabelecer a relação entre nome e símbolo dos elementos químicos e despertar o interesse dos estudantes na disciplina de Química. Anteriormente ao desenvolvimento do jogo o professor trabalhou os conceitos do conteúdo, enfatizando a presença dos elementos químicos em materiais e tecnologias presentes no cotidiano. Posteriormente ao jogo os estudantes responderam um questionário contendo questões sobre o conteúdo e percepção da atividade. Constatamos que esta atividade desempenhou sua função, pois tanto o caráter educativo como o lúdico foi observado como mediador e propulsor da aprendizagem de conteúdo de química nesse nível de ensino. Destacamos a necessidade de incorporar a pesquisa nas práticas com jogos como eixo norteador do trabalho docente, pois sabemos que a reflexão na ação possibilita uma intervenção consciente nos processos de ensino/aprendizagem.

Biografia do Autor

RODRIGO RUSCHEL NUNES, UNIOESTE

Mestre em ensino de ciências pela Universidade Federal de Campo Grande, Graduação em Química-Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professor do Departamento Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE-PR)

SILVIA COSTA BEBER, UNIOESTE

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2006). Atualmente é Professora Assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE atuando da área de Educação Química do Centro de Engenharias de Ciências Exatas – CECE.

Kathia Regina Kunzler, IFPR; UNIOESTE

Kathia Regina Kunzler

Mestre em Engenharia Agrícola - linha de pesquisa: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Atualmente é Professora Efetiva do Instituto Federal do Paraná - IFPR e Professora Assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Publicado

2012-12-22

Edição

Seção

Artigos