ENSINAR QUÍMICA JOGANDO BINGO
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i2.4500Parole chiave:
Tabela Periódica, Lúdico, JogoAbstract
Este trabalho apresenta o relato de uma experiência com o jogo “Bingo Químico” com estudantes da primeira série do ensino médio. O jogo foi utilizado para trabalhar conceitos de tabela periódica, visando estabelecer a relação entre nome e símbolo dos elementos químicos e despertar o interesse dos estudantes na disciplina de Química. Anteriormente ao desenvolvimento do jogo o professor trabalhou os conceitos do conteúdo, enfatizando a presença dos elementos químicos em materiais e tecnologias presentes no cotidiano. Posteriormente ao jogo os estudantes responderam um questionário contendo questões sobre o conteúdo e percepção da atividade. Constatamos que esta atividade desempenhou sua função, pois tanto o caráter educativo como o lúdico foi observado como mediador e propulsor da aprendizagem de conteúdo de química nesse nível de ensino. Destacamos a necessidade de incorporar a pesquisa nas práticas com jogos como eixo norteador do trabalho docente, pois sabemos que a reflexão na ação possibilita uma intervenção consciente nos processos de ensino/aprendizagem.
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons