MAGISTÉRIO E SEUS DILEMAS NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v15i2.603Klíčová slova:
Magistério, formação de professores, currículoAbstrakt
A discussão sobre o magistério é recorrente no debate educacional. Antonio Nóvoa alerta para o contexto contemporâneo, comum a diversos países. Há um conjunto de retóricas políticas e científicas que delongam sobre as mais variadas necessidades para o magistério, bem como à sua formação, com o objetivo de for-necer respostas às demandas sociais emergentes. Este trabalho constata a com-plexidade de discursos paradoxais, cujo resultado é perfeitamente inócuo frente às mudanças profundas da sociedade e às exigências que as transformações mais recentes na organização do capital efetuam em relação aos projetos de educação que se colocam no contemporâneo. Tece, pois, considerações sobre o magistério frente aos dilemas impostos pelo contemporâneo e advoga a favor do currículo pautado na pedagogia da incerteza, em relação às ditas verdades científicas ou filosóficas.
Stahování
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons