MAGISTÉRIO E SEUS DILEMAS NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO

Auteurs-es

  • Dayse Martins Hora Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI :

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v15i2.603

Mots-clés :

Magistério, formação de professores, currículo

Résumé

A discussão sobre o magistério é recorrente no debate educacional. Antonio Nóvoa alerta para o contexto contemporâneo, comum a diversos países. Há um conjunto de retóricas políticas e científicas que delongam sobre as mais variadas necessidades para o magistério, bem como à sua formação, com o objetivo de for-necer respostas às demandas sociais emergentes. Este trabalho constata a com-plexidade de discursos paradoxais, cujo resultado é perfeitamente inócuo frente às mudanças profundas da sociedade e às exigências que as transformações mais recentes na organização do capital efetuam em relação aos projetos de educação que se colocam no contemporâneo. Tece, pois, considerações sobre o magistério frente aos dilemas impostos pelo contemporâneo e advoga a favor do currículo pautado na pedagogia da incerteza, em relação às ditas verdades científicas ou filosóficas.

Numéro

Rubrique

Artigos