A Importância da Família, Escola e Comunidade na Formação do Ethos no Oeste de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v22i1.5573Schlagworte:
Comunidade, Escola, Educação, Família.Abstract
Este artigo objetiva compreender a importância da família, escola e comunidade na constituição do ethos dos povos pré-capitalistas da Região Oeste de Santa Catarina e as transformações societárias decorrentes quando da ocupação do território, no início do século XX, pelos migrantes de descendência europeia. Sabe-se que o ethos se estabelece entre a família, a escola e a comunidade educadora como exigência universal no constituir o exercício da práxis no âmbito do trabalho, da cultura, da política e da convivência social. Trata-se de um estudo teórico sobre a relação dialógica estabelecida entre a família, escola e a comunidade dos povos indígenas e mais tarde de descendência europeia. Constatou-se que tanto os povos pré-capitalistas da região quanto os povos das frentes abrigaram um modus vivendi, sem a presença do Estado e mantiveram num modelo comunitário coeso, holístico e centrípeto. A partir da Segunda metade do Século XX, toda a mesorregião de Santa Catarina, passou sob a égide do controle do Estado. Por conseguinte, a presença estatal, o nacionalismo, a entrada mais agressiva do capitalismo destituiu aquele primeiro ethos, impondo relações sociais mais verticalizadas sem contudo, eliminar, na versão de Zygmunt Bauman, os paroquialismos e comunitarismos, que passam a ter novas formas.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons