A Importância da Família, Escola e Comunidade na Formação do Ethos no Oeste de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v22i1.5573Keywords:
Comunidade, Escola, Educação, Família.Abstract
Este artigo objetiva compreender a importância da família, escola e comunidade na constituição do ethos dos povos pré-capitalistas da Região Oeste de Santa Catarina e as transformações societárias decorrentes quando da ocupação do território, no início do século XX, pelos migrantes de descendência europeia. Sabe-se que o ethos se estabelece entre a família, a escola e a comunidade educadora como exigência universal no constituir o exercício da práxis no âmbito do trabalho, da cultura, da política e da convivência social. Trata-se de um estudo teórico sobre a relação dialógica estabelecida entre a família, escola e a comunidade dos povos indígenas e mais tarde de descendência europeia. Constatou-se que tanto os povos pré-capitalistas da região quanto os povos das frentes abrigaram um modus vivendi, sem a presença do Estado e mantiveram num modelo comunitário coeso, holístico e centrípeto. A partir da Segunda metade do Século XX, toda a mesorregião de Santa Catarina, passou sob a égide do controle do Estado. Por conseguinte, a presença estatal, o nacionalismo, a entrada mais agressiva do capitalismo destituiu aquele primeiro ethos, impondo relações sociais mais verticalizadas sem contudo, eliminar, na versão de Zygmunt Bauman, os paroquialismos e comunitarismos, que passam a ter novas formas.
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