TURISMO NOS CAMPOS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v15i2.600Schlagworte:
Campos Gerais, turismo regional, planejamentoAbstract
A região denominada Campos Gerais do Paraná teve seu processo de desen-volvimento histórico relacionado ao tropeirismo, à erva mate, à madeira, à estrada de ferro, à imigração. Esses aspectos deixaram elementos referenciais em muitos locais da região, podendo ser vistos especialmente nas cidades de hoje, que já foram pousos tropeiros, que se desenvolveram ou começaram pela ferrovia, ou ainda as que guardam características dos imigrantes. Estes patrimônios se constituem em um potencial privilegiado no que se refere às possibilidades para a atividade turística e a reflexão sobre o binômio Turismo e comunidade. Nesse sentido, as possibilidades são inúmeras, seja no que refere à religiosidade, ao patrimônio edificado, gastronomia, patrimônio natural, imaterial, dentre outros. Assim, este artigo tem como objetivo evidenciar as possibilidades que essa região apresenta para o desenvolvimento da atividade turística, destacando a necessidade de se estabelecer um planejamento integrado entre os municípios que a compõem, bem como o estabelecimento de parcerias entre o público e o privado, com o envolvimento da comunidade em um planejamento participativo. Do ponto de vista metodológico, o estudo apresenta-se como de caráter exploratório descritivo com o recurso do estudo de caso. Nesse sentido, é essencial a participação não apenas da comunidade, mas de todos os segmentos sociais organizados, sendo imprescindível a profissionalização das secre-tarias de turismo, da aplicabilidade do estatuto das cidades e da elaboração de um plano diretor de turismo voltado para as especificidades da região.
Downloads
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons