TURISMO NOS CAMPOS GERAIS

Auteurs-es

  • Márcia Maria Dropa Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Cláudio Jorge Guimarães Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Carlos Alberto Maio Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Luiz Fernando de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI :

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v15i2.600

Mots-clés :

Campos Gerais, turismo regional, planejamento

Résumé

A região denominada Campos Gerais do Paraná teve seu processo de desen-volvimento histórico relacionado ao tropeirismo, à erva mate, à madeira, à estrada de ferro, à imigração. Esses aspectos deixaram elementos referenciais em muitos locais da região, podendo ser vistos especialmente nas cidades de hoje, que já foram pousos tropeiros, que se desenvolveram ou começaram pela ferrovia, ou ainda as que guardam características dos imigrantes. Estes patrimônios se constituem em um potencial privilegiado no que se refere às possibilidades para a atividade turística e a reflexão sobre o binômio Turismo e comunidade. Nesse sentido, as possibilidades são inúmeras, seja no que refere à religiosidade, ao patrimônio edificado, gastronomia, patrimônio natural, imaterial, dentre outros. Assim, este artigo tem como objetivo evidenciar as possibilidades que essa região apresenta para o desenvolvimento da atividade turística, destacando a necessidade de se estabelecer um planejamento integrado entre os municípios que a compõem, bem como o estabelecimento de parcerias entre o público e o privado, com o envolvimento da comunidade em um planejamento participativo. Do ponto de vista metodológico, o estudo apresenta-se como de caráter exploratório descritivo com o recurso do estudo de caso. Nesse sentido, é essencial a participação não apenas da comunidade, mas de todos os segmentos sociais organizados, sendo imprescindível a profissionalização das secre-tarias de turismo, da aplicabilidade do estatuto das cidades e da elaboração de um plano diretor de turismo voltado para as especificidades da região.

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